São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

DA REPORTAGEM LOCAL

Leia a seguir uma lista com os principais termos usados pelos psicólogos nos times de futebol.
Coesão de grupo - Jargão para "a união faz a força". É o que vale para o time, dizem os psicólogos. Os jogadores não têm de ser amigos entre si, mas, em campo, têm de ser uma equipe.

Líder positivo - É o psicólogo interno. Promove a união entre os jogadores. É o jogador sanguíneo, "com a cabeça no lugar". Está entre os jogadores mais extrovertidos de cada grupo.

Sabotador - Detesta treinar, mas adora competir. Reclama da rotina de treinamentos e começa motins contra a comissão técnica e a diretoria do clube. É o líder negativo.

Ansiedade - É uma das palavras preferidas dos psicólogos. Jogadores na reserva, contundidos ou com dificuldade de entrosamento com os companheiros de equipe são os principais alvos da psicologia no futebol. Precisam de incentivo constante, de motivação.

Dinâmica de grupo - Especialmente após conflitos entre os atletas, são promovidas reuniões comandadas pelos psicólogos para reproduzir situações de tensão e encontrar consenso.

Conscientização - É um dos lemas dos psicólogos. Atletas impulsivos, que se desentendem com técnicos ou têm problema disciplinares, têm de aprender a tomar consciência de suas atitudes.

Acomodamento psicológico - É combatido em times que estão em situação muito confortável. O objetivo é acabar com o clima de "já ganhou".

Texto Anterior: A vez das psicólogas
Próximo Texto: Santos utiliza método da Segunda Guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.