São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é paridade e memória cache

MIGUEL ANGELO DE SOUSA AGUIAR

* "Gostaria de informações sobre memórias, velocidade, número de vias, paridade e tipos. Há memórias de 30 vias com paridade? 8 Chip, 9 Chip e 3 Chip. O que é e como funciona? Para que serve e como funciona a memória cache, e qual deve ser o mínimo necessário em cada modelo de processador 386/486/Pentium etc. Qual é o máximo de memória RAM em Mbytes suportado por um Pentium de 133 MHz. O que é Refresh?
Aparecido Soares da Cunha
(São Paulo - SP)
Resposta
Quanto à velocidade, os pentes podem ser de 50, 53, 60, 70, 80, 90 e 100 ns (nanossegundos) para memória RAM.
Já para a memória cache, a velocidade de acesso pode ser de 8, 10, 15, 20 e 25 ns.
Quanto menor o número, mais rápida será a memória. O chip costuma ser identificado por -6 (traço 6) ou 60 ns, indicando a velocidade. O número de vias pode ser 30, 72 ou 128.
A paridade é feita por um chip que representa o bit de conferência ou de paridade.
É o nono chip dos pentes de 9 chips.
Os oito primeiros são de armazenagem e o último, de paridade. É por isso que existem pentes de 9 e 8 chips, com e sem paridade, respectivamente.
Quando o pente tem 2 ou 3 chips, cada par de chips representa um conjunto de 4 + 4 chips ou 4 + 4 chips, além do de paridade.
Os tipos podem ser DRAM (dynamic RAM) ou SRAM (Static RAM). A SRAM é uma memória com vários transistores.
Uma vez armazenada a memória, ela mantém os dados enquanto estiver energizada.
Custa mais caro e é mais rápida que a DRAM. Diferentemente da anterior, a DRAM possui apenas um transistor e um capacitor que o mantém energizado por algum tempo.
Nesse caso, é necessário reenergizar constantemente para não perder os dados armazenados. Essa reenergização é chamada de Refresh.
A montagem, também conhecida por encapsulamento, pode ser DIP -Dual Inline Pins-, que é o chip retangular com terminais paralelos, SIPP -Single Inline Pin Package-, muito usada nos 286, SIMM -Single Inline Memory Modules-, que são as de 30 e 72 vias, e DIMM, o novo formato semelhante ao SIMM, porém mais comprido. Nesse caso, o conector do DIMM é diferente do conector do SIMM, mesmo se a memória for do mesmo tipo, caso da memória EDO RAM.
Existem também os cartões PCMCIA, usados nos micros portáteis. Os pentes de 30 vias com paridade são os de 9 ou 3 chips. Os pentes de 30 vias equivalem a 9 chips DIP, e os de 72 vias são equivalentes aos 36 chips DIP.
Hoje, os fabricantes adotam um mesmo padrão para os portáteis.
A memória cache serve de depósito temporário para o processador e agiliza o seu trabalho por ser mais rápida e ter um canal de comunicação mais largo. O cache mínimo recomendado é de 256 Kbytes para o Pentium e o 486. Para o 386, o cache comum era de 64 a 128 Kbytes.
É comum haver placas com 512 Kbytes. O máximo para o Pentium, teoricamente, é 4 Terabytes, ou seja 4.000 Gbytes, mas, na prática, esse limite chega aos 256 Mbytes.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP, fax (011) 223-1644. E-mail: informatica@uol.com.br

Texto Anterior: Navegador traz ovo de Páscoa escondido
Próximo Texto: Yahoo é campeão de audiência na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.