São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série nos EUA reproduz o imaginário latino

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM AUSTIN

Realismo mágico, tal como aparece nas historietas populares, desenhos em quadrinho e fotonovelas, que alimentam a imaginação de milhares de descendentes de espanhóis nas Américas, e que soa familiar aos brasileiros, é o assunto da série "Foto-Novelas", exibida pela PBS (canal público dos EUA) nas últimas quatro semanas.
Cada um dos quatro episódios de 30 minutos que compõem a série expressa um fragmento da experiência latina na América. A linguagem é rebuscada, como convém a esse misto de melodrama, ficção científica, e história sobrenatural. Os programas foram filmados em 35mm e utilizam recursos de animação, mimetizando a HQ na vinheta de abertura.
A idéia é enfatizar o contraste entre a magia vivida no cotidiano latino e a objetividade do olhar anglo-americano. Dois programas são particularmente bem-sucedidos porque, com algum distanciamento do gênero original, conseguem estabelecer pontes.
Em "Mangas", único episódio dirigido por A.P.Gonzalez, um macaco de pelúcia ganha vida na selva que floresce dentro do quarto de um menino costa-riquenho adotado por um casal de americanos. Finalmente, forçado por seus amigos selvagens, o menino revela o seu universo particular. "Eles são parte de mim", ele explica. Os pais, atônitos, conseguem finalmente compartilhar daquela fantasia. E todos se divertem passeando na chuva da floresta tropical.
Em "In the Mirror", dirigido por Carlos Avila, que também é o produtor da série, um espelho na sala de jantar da família Santiago conecta os vivos com os mortos. A superfície do espelho, herdado de uma tia, é permeável a uma troca mórbida de bebidas.
"The Fix" (O Conserto) trata das alucinações de um boxeador fracassado. "Seeing Through Walls" (Vendo Através de Paredes) conta a história de um preso inocente que serve de cobaia a um experimento neurológico que o transforma em uma pessoa extremamente culta e refinada, capaz de grandes concertos de piano e grandes fórmulas matemáticas.
Os programas foram produzidos pelo Serviço Independente de Televisão (ITVS), uma produtora pública independente dedicada a promover projetos que fogem ao convencional. "Foto-Novelas" cumpre os requisitos porque se utiliza de recursos cinematográficos inteligentes para afirmar uma certa habilidade latina de vivenciar a fantasia para além da lógica utilitária que supostamente rege o mundo anglo saxão.

E-mail: ehamb@uol.com.br

Texto Anterior: SBT age contra novo programa
Próximo Texto: Um Oscar para Grace Kelly
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.