São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma versão brasileira

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
DA REDAÇÃO

Professor de história contemporânea da Universidade Federal Fluminense, Daniel Aarão Reis Filho, um dos sequestradores do embaixador Charles Elbrick, em 1969, também está lançando sua versão da Revolução Russa.
Em "Uma Revolução Perdida", ele reconta todo o trajeto da experiência socialista na Rússia e na União Soviética. Ainda insatisfeito com o capitalismo, o autor afirma ter feito "uma crítica impiedosa ao processo soviético".
"Ignorar o passado significa que você provavelmente será tiranizado por ele. A esquerda tem muito a aprender com o processo soviético, para poder superá-lo."
Daniel não evita o problema do terror, mas lembra que os bolcheviques chegaram a libertar generais do regime pré-socialista e que se arrependeram -eles voltaram a comandar tropas contra o Exército Vermelho. O terror, comandado pela Tcheca, a polícia política, só se reforçou após o atentado contra Lênin, em agosto de 1918.
Também chama de "um furação de morte e de destruição, uma orgia de sangue e de sofrimento" o processo de coletivização da terra promovido por Stálin a partir de 1929. Era a "revolução pelo alto".
O livro começa com uma apresentação do período tzarista, continua narrando a revolução de 1905 e termina numa rápida análise sobre a situação da Rússia depois do fim do domínio do Partido Comunista, em 1991.
É um período grande, para, relativamente, poucas páginas. Mais que um relato dos cenários históricos percorridos nesse período, "Uma Revolução Perdida" é um balanço crítico da Revolução Russa. "Minha intenção foi fazer desse livro um estímulo à compreensão." Segundo Daniel, o objetivo era fazer uma obra menos acadêmica, mais dedicada ao cidadão.
O resultado é que alguns assuntos parecem receber um espaço insuficiente, como os expurgos dentro do partido. Mas o balanço crítico foi feito.
(HCS)

Texto Anterior: A americanização de 1917
Próximo Texto: ANA CRISTINA CESAR; UPDIKE; ANCHIETA; ENCONTRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.