São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pré-escola pode ser prejudicada

DA REPORTAGEM LOCAL

Há duas críticas principais ao processo de municipalização em curso no Estado de São Paulo: 1) áreas que antes eram atendidas pelos governos municipais, como a pré-escola, poderão ficar com menos recursos a partir do ano que vem; 2) o processo está sendo feito muito rapidamente e pode levar a uma desestruturação de um sistema que já é ruim.
A secretária da Educação, Rose Neubauer, rebate: a Constituição exige que 25% da arrecadação de impostos vá para a educação, portanto, tirados os 15% do fundão, sobram 10% para outras áreas -que atendem menos alunos do que o 1º grau. Segundo ela, as novas redes municipais continuarão a receber apoio técnico do Estado.
Nos Estados do Nordeste, está ocorrendo o inverso. Lá são os municípios que atendem mais alunos de 1º grau. Portanto, os governos estaduais terão de passar recursos às prefeituras a partir de 98.

Texto Anterior: SP faz 108 municipalizações
Próximo Texto: Médica é presa na BA sob acusação de racismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.