São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP, DF e mais 9 Estados ficam sem luz

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A Eletrobrás iniciou ontem cortes seletivos de energia em dez Estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e no Distrito Federal. Os cortes, que incluem São Paulo, devem acontecer até sexta-feira, no período entre as 19h30 e as 22h.
A interrupção no fornecimento de energia é motivada pela queda de dez torres de transmissão entre as subestações elétricas de Foz do Iguaçu e Ivaiporã, no Paraná, na manhã de domingo.
Ventos de até 130 km/h derrubaram as torres, que integravam dois circuitos de transmissão de energia para as três regiões.
"Esse foi o acidente mais grave ocorrido com as linhas desde que Itaipu começou a operar, em 1984", disse José Maurício Zaroni, chefe do Departamento de Produção de Furnas no Paraná.
Em razão da restrição de energia, cerca de 1 milhão de pessoas ficaram sem luz no Estado de São Paulo. Para hoje, Mauro Arce, da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), estima que mais 200 mil consumidores fiquem sem luz.
Como o sistema já opera em seu limite, essa restrição aponta para um risco de blecaute no Estado, embora ele ainda seja remoto.
A previsão da Eletrobrás é que, no sábado, quatro torres voltem a funcionar e garantam o abastecimento. O prazo previsto para recuperação das dez torres é 16 de novembro.

Colaboraram a Agência Folha, em Curitiba, e a Reportagem Local

Texto Anterior: Curitiba terá cortes de 30 min
Próximo Texto: Rodando a bolsinha de valores no pregão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.