São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Sindicalização é 20% menor, segundo OIT

Adesão despencou em 48 países

CARLA ARANHA SCHTRUCK
DA REPORTAGEM LOCAL

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgou nesta semana que a adesão aos sindicatos caiu em média 20%, entre 1985 e 1995, em 48 países.
O movimento vem sendo sentido também no Brasil, onde sindicatos têm feito campanhas para atrair novos membros, apelando até para o sorteio de eletrodomésticos.
Vicente Paulo da Silva, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), afirma que a estrutura sindical do país não garante a representatividade necessária para uma adesão maior de trabalhadores.
Paulo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, estima que houve uma redução de cerca de 15% no número de sindicalizados no país, e culpa o desemprego.
A OIT avalia que a migração de trabalhadores da indústria para o setor de serviços, junto com mudanças na legislação de alguns países, são as razões da queda.
No Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, a queda nas taxas de sindicalização foi de 25%, 30% e 55%, respectivamente.
(CAS)

Texto Anterior: Organização encurta distâncias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.