São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diga não à "rebimboca da parafuseta"

MARIANA SGARIONI

Ir a uma oficina mecânica sempre foi um martírio para leigos no assunto. Para muitos, pastilhas de freio ou velas de motor são tão indecifráveis quanto um bate-papo em javanês. Em geral, o resultado é um gasto nem sempre necessário de dinheiro. Como fazer para não cair no "conto do vigário"?
Segundo o Procon, é possível tomar alguns cuidados. De janeiro a agosto deste ano, o órgão recebeu 417 consultas e 331 reclamações sobre oficinas mecânicas.
A regra básica é não entrar em uma oficina às escuras: é fundamental ter a indicação de uma pessoa de confiança.
"Nessa área, há muitos profissionais desonestos, o que gera desconfiança entre os consumidores", diz Jacob Cavalcante, assistente administrativo da oficina Sul Auto, onde os mecânicos usam livros e catálogos para tentar explicar melhor aos leigos quais são os problemas do carro.
Outra que procura ganhar a confiança do cliente é a rede norte-americana de oficinas mecânicas Midas, especializada em reparos rápidos. Com cinco endereços em São Paulo, a rede é limpa, os mecânicos são uniformizados e os clientes são atendidos por um gerente, que procura explicar em linguagem simples o defeito do carro.
O orçamento é gratuito, onde são checados 50 itens, entre os quais freio, escapamentos, alinhamento, balanceamento e suspensão. Caso seja aprovado, o serviço dura no máximo uma hora e o cliente pode aguardar em uma sala de espera com ar condicionado, televisão, revistas e brinquedos para crianças.
A Swiss Hutless também garante um atendimento atencioso. O orçamento é gratuito, onde é dado ao cliente uma noção de mão-de-obra e peças necessárias para o trabalho."Para que não haja dúvidas, procuramos descrever o máximo possível a origem do defeito", diz Sérgio Pires de Camargo, um dos sócios.
Funcionando há 11 anos em um galpão no Brooklin, a oficina Ficanovo faz um estilo mais familiar. Os profissionais dão atendimento personalizado e garantem todo o tipo de serviço em carros, menos tapeçaria.
veja endereços e preços nas págs. 46 e 47.

Texto Anterior: A a Z do calouro
Próximo Texto: cuidados ao mandar seu carro para uma oficina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.