São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
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Concorrência não afeta a posição da geladeira Consul

DA REPORTAGEM LOCAL

A geladeira Consul é vendida no país há quase meio século,. Esse tempo foi suficiente para tornar a marca conhecida e, portanto, a mais lembrada pelo consumidor na pesquisa Top of Mind, com 51%.
Para surpresa da Multibrás, dona das marcas Consul e Brastemp, a Consul continuou na memória do brasileiro mesmo depois de a empresa ter tirado do ar, por quase sete meses, as campanhas publicitárias da marca.
A Multibrás está, desde junho deste ano, investindo pesado na propaganda da sua outra marca, a Brastemp, que foi a segunda mais citada pelo consumidor, com 24% de participação, três pontos percentuais a mais do que na pesquisa de 1996.
"É bom saber que o barulho da concorrência ainda não fez efeito", diz Ricardo Etchenique, diretor comercial da Multibrás.
Pelo levantamento da empresa, a Consul detém cerca de 49% do mercado brasileiro de refrigeradores, de aproximadamente 4 milhões de unidades (em 1996).
A Electrolux vem em segundo lugar, com 35%. A Brastemp é a terceira colocada, com 15% de participação. O restante (1%) do mercado está dividido entre outras marcas.
Ele diz que essa redução dos preços de geladeiras de 94 para cá foi da ordem de 15%. A Multibrás está investindo US$ 140 milhões para a modernização dos equipamentos e renovação de todas as linhas de produtos.
A marca Brastemp recebe a maior parte (60%) dos investimentos em marketing. A Consul fica com os 40% restantes.
Depois de sete meses fora do ar, a marca Consul volta à TV neste final de ano por meio de uma campanha publicitária que tem como protagonista a atriz Marieta Severo.

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