São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratamento pode evitar a menopausa, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um implante de duas drogas pode evitar a menopausa e proporcionar às mulheres fertilidade por toda a vida, segundo o jornal britânico "The Sunday Times".
Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos, se basearam em experiências feitas com fêmeas de camundongos, de acordo com o estudo, que deverá ser publicado na revista britânica "Nature Medicine".
Os cientistas afirmam ter descoberto que, implantadas no ovário, a fumonisima B-1, uma substância tóxica produzida por fungos, e a esfingosina-1-fosfato impedem a morte das células do órgão e o consequente início da menopausa.
"A terapia de reposição de hormônios deverá se tornar coisa do passado, porque o implante deverá preservar a função dos ovários", disse Jonathan Tilly, coordenador do estudo.
Atualmente, durante a menopausa, as mulheres recebem o estrogênio, um hormônio feminino natural, como forma de prevenir as sensações de calor.
A menopausa indica o fim do funcionamento dos ovários e o encerramento da vida fértil feminina. Após a menopausa, a reposição de estrogênio deve continuar para evitar osteoporose (rarefação dos ossos) e doenças cardíacas.

Texto Anterior: "Foi milagre", afirma médico
Próximo Texto: Juiz liberta babá acusada de matar bebê nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.