São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos EUA prática não obedece limite da Sec

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

As empresas norte-americanas com ações em Bolsa não precisam respeitar limites oficiais para recomprar seus papéis no mercado.
No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) impõe um limite de 5% na recompra, e ontem elevou-o para para 10%.
A recompra das ações no mercado aberto ocorre geralmente quando os papéis estão subavaliados. Com essa tática, as empresas reduzem o número de ações em circulação e conseguem aumentar o rendimento.
O processo também eleva o valor de mercado das ações que ficarem nas mãos dos acionistas.
O procedimento foi adotado recentemente por empresas como a Microsoft, IBM e Worldcom, depois da queda de 7,18% da Bolsa de Nova York no dia 27 de outubro. No dia seguinte, as empresas entraram no mercado recomprando suas ações, o que fez o Dow Jones alcançar alta recorde.
Ainda de acordo com a Sec, não existe regulamentação específica nos Estados Unidos para o empréstimo de dinheiro do governo para que essas empresas comprem suas próprias ações. Segundo a assessoria da Sec, esse procedimento poderia ser decidido pelo governo em casos considerados graves.

Texto Anterior: Mendonça nega estar sustentando as Bolsas
Próximo Texto: Saída de estrangeiro continua neste mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.