São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abrapp faz crítica a repasse reduzido

WALTER WIEGRATZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada) afirma que é "eleitoreira e sem fundamento" a proposta de redução ou corte no repasse das contribuições das estatais aos fundos de pensão.
A idéia da inclusão, no pacote do governo, de uma emenda que corte a contribuição das estatais aos fundos, já está sendo discutida nos bastidores do Congresso.
Nelson Rogieri, presidente da Abrapp, disse que "uma proposta desse tipo tem uma função meramente eleitoreira, e desrespeita todos os participantes dos fundos".
Para ele, os fundos devem ser protegidos por "regras estáveis que os garantam contra arbitrariedades". Afinal, no entender de Rogieri, "os fundos exercem uma função estabilizadora de mercado, ao promover a prática da poupança a longo prazo".
A polêmica entre o que circula no Congresso e o que defende o presidente da Abrapp, se deve à dúvida sobre quem, de fato, deve pagar a conta da aposentadoria dos funcionários das estatais.
Hoje, a proporção das contribuições aos fundos é de dois por um -as estatais (o governo) entram com o dobro do que é poupado.

Texto Anterior: Bolsas perderam US$ 1,29 bi de recursos externos em outubro
Próximo Texto: Compra da Petrobrás pode cair US$ 800 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.