São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisa de aluguel

JUCA KFOURI

A medida estava pronta desde que Pelé entregou seu projeto ao presidente FHC.
Ganhou força quando a Receita Federal se deu conta de que os clubes deviam milhões de reais aos seus cofres.
Apesar de amparada pela Constituição, que prescreve que quem deve à Receita não pode gozar de isenção fiscal, a opinião majoritária no governo era a de que tanto a medida provisória ensaiada por Pelé como a ação imaginada pelo secretário Everardo Maciel não seriam oportunas, por parecerem antidemocráticas no momento em que o Congresso discute o projeto.
Mas o depoimento do presidente da CBF na Comissão Especial, dizendo que aceitava pagar Imposto de Renda, somada à milionária campanha publicitária dos clubes com páginas inteiras nos jornais, pesou decisivamente para a medida provisória que acaba com a isenção fiscal das entidades esportivas.
*
O Grêmio foi campeão mundial tendo Mário Sérgio e Paulo César Caju como reforços temporários.
Nem por isso é considerado menos campeão que o Santos, o São Paulo e o Flamengo.
Mas que aquele Santos era mais Santos, que aquele São Paulo era mais São Paulo e que aquele Flamengo era mais Flamengo, lá isso era.
Agora é o Cruzeiro quem se reforça artificialmente com Gonçalves, Bebeto e Donizete para tentar o maior título de sua história, em Tóquio.
Os cruzeirenses podem até não amar a idéia, mas, certamente, haverão de comemorar a conquista com a mesma alegria se o Borussia Dortmund for derrotado.
Torcedores de outros clubes, porém, já perguntam por que, então, não se adota uma solução mais radical e se escala de vez a seleção brasileira com a camisa azul para golear os adversários.
Porque, de fato, fica uma certa sensação de time de proveta, camisa de aluguel.
*
Por falar em alemães, os do Bayer Leverkusen garantem ter documentos oficiais, com timbre do São Paulo, autorizando as negociações com Serginho. Até relatório do departamento médico tricolor está nas mãos deles e já foi devidamente enviado à Fifa, que julgará a pendenga.
Ao que parece, estamos diante de mais uma trapalhada nascida no Morumbi.
*
Os marujos da caravela do Vasco da Gama decidem hoje se querem os novos almirantes ou os velhos piratas.

Texto Anterior: Falido, Trianon desiste do Paulista
Próximo Texto: Até Pelé intervém para derrubar Eurico no Vasco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.