São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator quer limitar venda dos clubes

Empresa só poderia ter uma equipe

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O relator do projeto de lei Pelé, deputado Tony Gel (PFL-PE), está redigindo um parágrafo que limita a compra de clubes pelos investidores.
A idéia do deputado é que um investidor, pessoa física ou jurídica, não possa adquirir o controle acionário de mais de uma equipe da mesma modalidade esportiva no país.
Assim, uma empresa poderia ter uma equipe de futebol e uma de vôlei, mas não duas do mesmo esporte.
"Se uma empresa compra vários times, desaparece o conceito de liga. A empresa é que vira a liga", afirma Gel.
Essa medida também é defendida pelo presidente do Clube dos 13, Fábio Koff.
"Na Espanha, um investidor pode ter o controle de apenas um clube. Nos demais, pode ter no máximo 1% das cotas", afirmou o dirigente.
Tanto Gel quanto Koff dizem temer que o controle de mais de um clube pela mesma empresa dá margem a manipulação de resultados.
Esses rumores acontecem mesmo quando times do mesmo patrocinador se enfrentam.
Em 1995, Juventude e Palmeiras, ambos patrocinados pela Parmalat, jogaram na última rodada do primeiro turno do Brasileiro.
Reagindo a boatos de que entregaria o jogo ao Palmeiras, o time gaúcho se empenhou e eliminou o time paulista.
A medida, se aprovada, irá frustrar os planos do banco Opportunity de adquirir clubes de futebol nos Estados de São Paulo, Rio e Bahia.
Luís Roberto Demarco, sócio-diretor do Opportunity, criticou a medida. "Isso é antinatural. Deveriam deixar que o mercado se regule."
Demarco disse também que uma regra assim pode criar problemas para os clubes.
Segundo ele, não existem hoje grandes investidores em número suficiente para fazer parcerias ou comprar os principais clubes do país.
A Folha apurou também que uma regra como essa em princípio não é imune à burla. Um grupo empresarial poderia adquirir vários clubes, fazendo cada uma de suas empresas subordinadas adquirir um clube.

Texto Anterior: 'Escolado', Brasil disputa 1º torneio com nova regra
Próximo Texto: Pacote altera texto de Pelé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.