São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta filma no litoral norte de SP

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começaram nesta semana, no Forte de Bertioga, no litoral norte de São Paulo, as filmagens de "Hans Staden - Lá Vem Nossa Comida Pulando", do diretor Luiz Alberto Pereira Torres.
O filme conta a história de um viajante alemão capturado pelos índios tupinambás no século 16, nas redondezas de Bertioga.
Para reproduzir o cenário da época, a produção selecionou várias locações no litoral norte.
A maior parte das filmagens será realizada na aldeia cenográfica construída no bairro do Corcovado, em Ubatuba.
Após as filmagens, a aldeia deverá ficar com o município e será transformada em um parque temático.
As demais cenas serão filmadas na Praia da Fazenda, localizada na praia de Picinguaba, em Ubatuba. As filmagens na região estão previstas para terminar amanhã.
Em abril de 98, a equipe viaja para Portugal para filmar as cenas com as caravelas.
A decisão foi tomada porque no Brasil não foi encontrada nenhuma embarcação similar. O lançamento do filme está previsto para o segundo semestre do ano que vem.
A produção contratou 60 figurantes da região, entre os quais estão índios da Aldeia Boa Vista. Eles vão receber um cachê de cerca de R$ 15 por dia.
O orçamento do filme foi pago por empresas privadas.
O trabalho de pesquisa com linguistas da USP (Universidade de São Paulo) serviu para recuperar o idioma tupinambá, falado durante a maior parte do filme.
A produção também se encarregou do artesanato indígena usado na época para fazer réplicas de cestos, baús e outros adereços.
"Hans Staden" é o terceiro longa-metragem de Torres. O diretor ganhou um prêmio no festival de Gramado em 1995, com a realização do longa "O Efeito Ilha".
O personagem-título, que seria interpretado pelo ator global Guilherme Fontes, agora é do ator de teatro Carlos Evelyn.
O elenco conta ainda com Stênio Garcia, no papel do pajé. Atuam também Sérgio Mamberti, representando um fidalgo, e Beto Simas (que atuou em Malhação), como um dos índios.

Texto Anterior: Para roteirista, criação é uma forma de psicanálise
Próximo Texto: Mar del Plata começa com "The Tango Lesson"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.