São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matemático plagiou Einstein, diz estudo

MAURÍCIO TUFFANI
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

O físico Albert Einstein (1879-1955) foi o verdadeiro autor da teoria da relatividade geral, e não o matemático alemão David Hilbert (1862-1943), que o teria plagiado.
A conclusão é de três historiadores da ciência e põe fim a uma controvérsia de quase 80 anos, segundo estudo publicado hoje pela revista norte-americana "Science".
Eles afirmam que Hilbert baseou sua formulação da relatividade geral em cartas encaminhadas a ele pelo próprio Einstein.
Uma delas, de 18 de outubro de 1915, conteria o rascunho do texto que o físico enviou para publicar em 20 de novembro daquele ano. Mas Hilbert acabou enviando o seu artigo cinco dias antes.
A teoria durante algum tempo foi chamada de "relatividade de Einstein-Hilbert". Chegou-se a suspeitar que o físico teria plagiado o matemático. Uma das implicações da teoria da relatividade geral é que a gravidade dos corpos deforma o espaço ao seu redor.
Na comunidade científica, prevaleceu a idéia de que os dois cientistas alemães desenvolveram a teoria por meios paralelos e independentes. Nessa visão, Hilbert teria sido o primeiro formulador da teoria, e Einstein, o que foi mais a fundo nas implicações físicas.
Hilbert se destaca na história da ciência como um dos principais estudiosos da lógica e dos fundamentos da matemática.
O estudo foi feito por Leo Corry, do Instituto de História e Filosofia da Ciência e das Idéias, da Universidade de Tel Aviv, Jürgen Renn, do Instituto Max Planck de História da Ciência, de Berlim, e John Stachel, do Departamento de Física da Universidade de Boston.
O estudo demonstra também que, embora tenha sido publicado só em 31 de março de 1916, o artigo de Hilbert foi revisado em 6 de dezembro do ano anterior, depois da publicação do texto de Einstein, que ocorreu em 2 de dezembro.
Dessa forma, segundo Corry e seus colegas, Hilbert teria se aproveitado de uma segunda oportunidade para avaliar seu trabalho à luz dos estudos de Einstein.
Corry, Renn e Stachel descartam qualquer possibilidade de Einstein ter plagiado Hilbert.
"O artigo de Hilbert é matematicamente muito complexo e teria sido muito difícil para Einstein digeri-lo tão rapidamente", dizem os autores do estudo, referindo-se ao período de cinco dias entre as entregas dos dois textos.
Os estudos que levaram Einstein a conceber a relatividade geral se iniciaram em 1908. Hilbert só começou a se dedicar ao assunto com rigor a partir de meados de 1915.
Essa época coincide com a da visita de Einstein à Universidade de Göttingen, onde Hilbert lecionava.

Texto Anterior: Carro comunista bate Mercedes
Próximo Texto: Efeito estufa fez Marte manter água
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.