São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tradição do chope conduz à Aurora

PEDRO CARDILLO

Seu chope é tão tradicional quanto a Estação da Luz e a avenida Paulista. Seus canapés, fundamentais como o parque Ibirapuera. E, neste mês, vira mais uma página do calendário e sedimenta sua fama de melhor chope da cidade.
O Bar Léo completa 57 anos de boêmia no dia 23 de novembro. Nem o próprio Leopoldo, fundador da casa, poderia imaginar que seu bar e seu chope cremoso se tornariam um marco obrigatório no roteiro e na paisagem de São Paulo.
Há mais de meio século a casa serve chope Brahma. No verão, o líquido sai da antiga chopeira a 2°C para gelar a alma e matar a sede da clientela fiel. Fernando, o chopeiro oficial, entrega o néctar aos entusiastas do Léo, que vêm de toda parte para se espremer entre as mesas e o pequeno balcão.
Nos finais de tarde, advogados e estudantes se espalham pela calçada da rua Aurora e, de pé, petiscam canapés de carne crua e de rococó (copa com gorgonzola). Seu delicioso chope e os soberbos petiscos são, de fato, um casal perfeito.
Mas o Bar Léo -sem o "do" no meio do nome - não vive apenas desse casamento ideal. Durante a semana, a casa serve almoço -o destaque é a bacalhoada com grão-de-bico, às sextas.
Para os novatos, convêm não se assustar com o mau humor de alguns garçons. É tudo charme. Para ser bem recebido, basta encostar a barriga no balcão e encomendar um chopinho ao Edson, que trabalha próximo ao chopeiro. Aí, com o sorriso largo, é só entoar o hino da casa: "bier über alles" (cerveja acima de tudo, em alemão).

BAR LÉO r. Aurora, 100, região central, tel. 221-0247. 60 lugares. Seg. a sex.: 10h às 20h30. Sáb.: 10h às 15h. Preços: R$ 1,50 (chope) e R$ 14,50 (conhaque).

Texto Anterior: Bienal quer tornar a arquitetura pop
Próximo Texto: Continental lança 3 novas cervejas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.