São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Ver para crer; Desafio tucano; Trégua momentânea; Só com reza brava; Novo apelido; Filho pródigo; Guerra de conquista; Biografia; Ministro escondido; Defeito em tudo; Mais uma; Guerra dos advogados1; Guerra dos advogados 2; Disputa paulista; Sol, praia e charuto; Parceria Brasil-EUA

Ver para crer
FHC disse a alguns tucanos que decidiu mudar o ministério em dezembro e que não cederá ao PFL e ao PMDB, que preferem que a troca aconteça em abril. Está preocupado em demonstrar que manda mesmo no governo.

Desafio tucano
Para o presidente do PSDB, Teotonio Vilela, o governo aprovará o aumento do Imposto de Renda no Congresso. A decisão é por maioria simples. Basta o presidente se manter firme na defesa do pacote, acredita o tucano.

Trégua momentânea
FHC disse a ACM e a Temer que seria mau sinal ao exterior se o Congresso não aceitasse logo o pacote com todas as medidas. Depois, afirmou, negocia o IR, item que os presidentes do Senado e da Câmara querem abater.

Só com reza brava
FHC tem um motivo forte para não brigar com ACM agora: se houver um ataque especulativo de fato contra o real, as mães e pais-de-santo da Bahia seriam a última esperança do país.

Novo apelido
A turma do "Casseta & Planeta" ganhou mais um gancho para as maldades que costuma fazer com FHC: "presidente Empacotando Henrique Cardoso".

Filho pródigo
Assessores de Quércia estão pedindo a líderes do PMDB no interior paulista apoio para a campanha a deputado estadual de Orestes Corssini Quércia, reconhecido pelo ex-governador como filho em 95, aos 28 anos.

Guerra de conquista
Acertado o apoio do PMDB, FHC chamou Jader Barbalho (PA) ao Planalto para discutir a participação do partido na aliança. Objetivo: consolidar posição para garantir a decisão do Conselho Político na convenção.

Biografia
Paes de Andrade diz que não sumiu com o livro de atas e de presença do PMDB, para atazanar a vida dos governistas da sigla. Mas Eliseu Padilha (Transportes) pagou do próprio bolso a compra de dois livros novos.

Ministro escondido
O Planalto gostaria que Pedro Malan (Fazenda) ocupasse mais a mídia para defender o pacote econômico. Acha que ele acalma mais a população do que Antonio Kandir (Planejamento).

Defeito em tudo
Os parlamentares se esforçam para derrubar a alta do Imposto de Renda. Luís Eduardo, por exemplo, não gostou quando soube que a medida provisória do tema teria cerca de 80 artigos.

Mais uma
O economista Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central, foi encarregado pelo PFL de elaborar uma proposta alternativa ao aumento do Imposto de Renda. Fica pronta na terça.

Guerra dos advogados1
Candidato à presidência da OAB-SP, Clito Fornaciari vê "critério nepotista" na chapa de Rubens Approbato, que escolheu Márcia Melaré, sua filha, para a secretaria geral da caixa de assistência dos advogados.

Guerra dos advogados 2
Rubens Approbato, candidato à presidência da OAB-SP, diz que Márcia Melaré, sua filha, já foi conselheira da ordem quando ele estava na oposição e tem um longo histórico de trabalho prestado à classe dos advogados.

Disputa paulista
Secretário de Esportes e Turismo de Covas, Israel Zecker foi o mais votado para o conselho do clube judeu Hebraica, domingo. David Zylbersztajn (Energia), o 27º, Fábio Feldmann (Meio Ambiente), o 32º, e Walter Feldman (Casa Civil), o 70º.

Sol, praia e charutos
Cerca de 40 vereadores de cidades como Osasco e Barueri (SP) e Angra dos Reis (RJ) vão ajudar a aumentar o déficit externo do país. Vão dia 23 a um congresso em Cuba sobre "temas municipais", a R$ 1,5 mil cada um.

Parceria Brasil-EUA
O ministro Alberto Cardoso (Exército) esteve nesta semana nos EUA com Barry McCaffrey, chefe do combate às drogas.

TIROTEIO
De José Aníbal (PSDB-SP), sobre Paulo Maluf ter dito a Ricardo Izar (PPB-SP) que o tucano Aécio Neves (MG) usa o sobrenome da mãe e não o do pai para se associar a Tancredo:
- O problema de Maluf com os Neves é que ele levou uma surra do Tancredo e até hoje não se recuperou. O ano que vem um outro Tancredo vai dar uma surra nele em São Paulo.

Próximo Texto: Baseado na Constituição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.