São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura congela orçamento

DA REPORTAGEM LOCAL

Oposição e situação concordam: da forma como estão organizadas hoje, as regionais são ineficientes, pois não têm recursos técnicos, orçamentários e autonomia.
Este ano, de uma verba orçada em R$ 556 milhões para as 27 regionais, a prefeitura cancelou o repasse de cerca de R$ 150 milhões e "congelou" o restante por mais de quatro meses.
O resultado é a queda na qualidade dos serviços de manutenção, visível em praças e canteiros sem conservação.
Para a vereadora Aldaíza Sposati, só a crise econômica da prefeitura não é suficiente para explicar a penúria.
"O Executivo sabe que, liberando a verba, não está atendendo apenas o interesse da população, mas também o do vereador. Ele usa isso como moeda de troca."
O vereador Nelo Rodolfo acredita que as regionais têm pouca autonomia e isso é ruim porque sobrecarrega o prefeito com assuntos de importância menor.
"O prefeito não pode estar todos os dias em todos os bairros e a cidade é muito grande, muitas vezes ingovernável", diz. "Se houvesse autonomia nas regionais, isso reduziria a carga de trabalho do prefeito e o deixaria livre para as decisões mais importantes."
Aldaíza acredita que há dispersão dos objetivos das regionais. "Elas fazem um pouco de fiscalização e um pouco de aprovação de projetos, por exemplo, mas não estão preparadas para enfrentar os problemas regionais", avalia.

Texto Anterior: Pitta diz que há fiscalização
Próximo Texto: Vereadores definem nomeações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.