São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereadores definem nomeações

DA REPORTAGEM LOCAL

A relação entre vereadores e regionais precisa mudar, segundo políticos ouvidos pela Folha.
"O vereador deve ter influência política na administração, mas o esquema atual é uma mistura promíscua entre o Legislativo e o Executivo", diz o deputado federal Arnaldo Madeira (PSDB).
Criadas para substituir os antigos distritos de obras, as regionais ganharam força política e tarefas mais caras e abrangentes. Hoje, cada regional é considerada na estrutura municipal uma unidade autônoma, com um complexo organograma de cargos e funções.
Para garantir maioria na Câmara, tornou-se praxe o prefeito permitir que os vereadores indiquem os administradores regionais de seus principais redutos eleitorais.
A idéia dos vereadores era associar seus nomes às realizações da prefeitura em cada bairro, mas houve desvios.
No gabinete de Pitta, discute-se a possibilidade de oficializar a influência dos vereadores sobre as regionais. A idéia é torná-los formalmente responsáveis por tudo o que acontece na área. Assim, se interessariam em fiscalizar e combater a corrupção e garantir bons serviços à comunidade.
"Se eles têm vínculo com as regionais, que seja transparente e que sejam cobrados por isso", diz a arquiteta Regina Monteiro, do movimento Defenda São Paulo.
"Seria um paliativo para uma estrutura que precisa de reforma profunda, do planejamento à aplicação do orçamento."

Texto Anterior: Prefeitura congela orçamento
Próximo Texto: Políticos defendem conselhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.