São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRA pode arrecadar legalmente

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

O IRA (Exército Republicano Irlandês) ficou fora da lista dos banidos do governo dos EUA. Por ser também um partido político, o IRA não pôde ser impedido de arrecadar dinheiro no país.
A arrecadação de recursos para sustentar o partido na Europa é a justificativa. Segundo o governo, depois dos radicais islâmicos, o IRA é o que mais arrecada no país.
A base de operações do grupo irlandês nos EUA fica em Washington. O escritório "Amigos do Sinn Fein" (o braço político do IRA) recebe doações via telefone, Internet e depósito em conta bancária.
Não há limites legais para essas arrecadações. No site da organização na Internet, é possível fazer doações a partir de US$ 25.
Apesar de ser legalmente considerado um partido político, o IRA também entra na lista dos grupos terroristas que atuam no país.
Suspeita-se que o grupo receba mais de 50% de seu suporte financeiro de doadores dos EUA, que tem uma grande comunidade de origem irlandesa.
(CP)

Texto Anterior: Terror ainda arrecada dinheiro nos EUA
Próximo Texto: Governo dá recompensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.