São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nadando com fôlego

MARIANA SGARIONI; IZABELA MOI

POR MARIANA SGARIONI E IZABELA MOI
A natação é o esporte mais indicado para quem tem asma. O exercício de expirar dentro da água trabalha a musculatura pulmonar e torna-a mais forte, aumentando a capacidade de enfrentar e resistir às crises. Além disso, a natação ensina o asmático a coordenar melhor a respiração.
"A doença faz com que a pessoa armazene muito ar dentro dos pulmões, por isso, fazemos com que ela solte o ar dentro da água", diz Elisa de Almeida, supervisora da Raia 4.
O Projeto Acqua também promete atenção especial aos alunos que sofrem da doença. Segundo a coordenadora técnica da academia, Eledir Busanello, depois da aulas, muitos alunos chegam a "largar a bombinha".
O engenheiro Aluizio Bomfim, 35, é um exemplo. Asmático desde os cinco anos, e sem um pulmão, extraído por causa de uma pneumonia, ele nada três vezes por semana. "Desde que comecei, há oito anos, nunca mais fui ao médico", diz.
Mas é preciso cuidado. O pneumologista Hélio Romaldini, da Universidade Federal de São Paulo, adverte que a natação pode ter efeitos prejudiciais em alguns casos.
"Pessoas que têm rinite ou sinusite associadas à asma devem evitar o cloro da piscina, pois ele causa irritação nas narinas e nos seios da face", afirma.
A USP tem um programa de aulas de natação especialmente dirigidas a crianças e adolescentes asmáticos (de 6 a 17 anos), aberto ao público. Além dos exercícios físicos, corretivos e preventivos, os professores desenvolvem um extenso trabalho de educação da criança e dos parentes. "A asma tem matado mais por falta de informação do que por falta de tratamento", afirma Luzimar Teixeira, diretor do Cepeusp (Centro de Práticas Desportivas da USP) e um dos autores do projeto, que atende cerca de 300 crianças por ano.

SERVIÇO:
Cepeusp: Programa de Educação e Atividades Físicas Adaptadas ao Portador de Asma - Informações e inscrições: 818-3514 e 818-3182. Raia 4 - R. Tabapuã, 62, Itaim Bibi, região sudoeste. Tel. 822-6228. Mais quatro endereços. Projeto Acqua - R. Chipre, 180, Vila Olímpia, região sudoeste. Tel. 829-0522. Academia Fórmula - Shopping Eldorado, Pinheiros, região sudoeste. Tel. 815-1433.

Texto Anterior: Asma, o mal que não acabou
Próximo Texto: Queimando pés-de-galinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.