São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queimando pés-de-galinha

DEBORAH GIANNINI

Tratamento a laser é doloroso, mas eficiente
Já é possível transformar rugas e cicatrizes de acne em "fumaça" por meio do novo laser de CO2, o Ultra Pulse.
Utilizando alta concentração de energia, aplicada em pulsos muito rápidos, o laser vaporiza células da pele, camada por camada, até chegar na derme, onde estão as fibras de colágeno. Estas fibras contraem-se quando entram em contato com o laser, que "encolhe" a pele, suprimindo as rugas.
Apesar de ser a mais moderna técnica contra pés-de-galinha e marcas, o tratamento a laser ainda é um processo doloroso, que requer muitos cuidados.
"Embora a reconstituição da pele removida demore apenas uma semana, a recuperação total pode levar até um ano", diz o dermatologista Otávio Macedo, autor do livro "Benefícios da Cirurgia Cosmética a Laser".
No caso da apresentadora Silvia Poppovic, que fez um tratamento a laser com Ivo Pitangui há um ano para retirar rugas em volta dos olhos e manchas de sol, a recuperação foi "terrível". "Foram dez dias de sofrimento total, com a pele purgando, e seis meses com a pele totalmente vermelha", conta.
No lugar das manchas escuras, Silvia ganhou manchas brancas, que hoje disfarça com base. "Não aconselho, sofre-se muito. O resultado é bom, dá uma clareada na pele e some uma ruga ou outra, mas em compensação você ganha manchas novas no lugar das velhas", afirma.
A aplicação do laser CO2 Ultra Pulse é rápida (dura cerca de uma hora) e é feita com anestesia local, após o paciente ser sedado. Nos sete primeiros dias, deve-se ficar "absolutamente escondido do sol", pois a pele não pode receber a ação dos raios ultravioleta. "A pele fica hipersensível, como se tivesse sido exposta demais ao sol. Mas nunca fui acordado a noite por uma paciente com problemas na recuperação", defende o cirurgião plástico Cláudio Roncatti.
O tratamento com o laser C02 Ultra Pulse custa de R$ 3.500 a R$ 5.000.

Texto Anterior: Nadando com fôlego
Próximo Texto: Leve limão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.