São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
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Ruas brasileiras castigam Volvo turbo

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior problema do Volvo S70 T5 não está no seu motor, acabamento ou desenho, mas nas esburacadas ruas e estradas brasileiras. Depois de andar com o carro em São Paulo, a constatação é de que nosso piso não está preparado para receber alguns modelos importados do Primeiro Mundo.
Mesmo a suspensão sendo o único item modificado pela Volvo na "tropicalização" de seus carros, o motorista terá de ter muito cuidado ao passar por lombadas, entrar ou sair de garagens e até nas irregularidades do piso paulistano. Não é um problema crítico, mas o chassi raspa com muita facilidade.
Esse problema do S70 T5 é o único que merece relevância. Nos outros quesitos, o carro é quase impecável. O acabamento oferece muito luxo, o motor proporciona condução de primeira e o seu comportamento em curvas e freadas quase não merece retoques.
O motor do Volvo é tão esportivo que parece nem combinar com suas linhas austeras. São 240 cv oferecidos pelo propulsor 2.3, turbo, cinco cilindros e 20 válvulas.
Além disso, em conjunto com o câmbio automático, adequa-se ao tipo de condução requerida pelo motorista. Acionando-se um botão no console, pode ser usado "familiarmente" -as mudanças de marchas são feitas em baixas rotações- ou com esportividade -trocas em rotações elevadas.
Aceleração
Outro ponto positivo é a disponibilidade do torque (força) máximo já em baixa rotação (2.700 rpm). Para melhorar ainda mais, esse torque se mantém plano até 5.100 rpm, o que facilita sua condução na cidade. Dessa maneira, as acelerações e retomadas, mesmo com o carro medindo 4,67 metros e pesando 1.551 kg, são fantásticas.
Para ir de 0 a 100 km/h, o carro precisou de apenas 7,85 segundos. O BMW 540i, com motor aspirado (sem turbo), mas com 286 cv (46 cv a mais que o S70 T5), precisou do mesmo tempo. Os "populares" precisam de cerca de 19 segundos.
Numa comparação com o carro alemão, em oito medições de aceleração, o carro sueco perde em duas (0 a 60 km/h e 80 km/h), empata em uma (0 a 100 km/h) e vence em cinco (0 a 120, 140, 160, 180 e 200 km/h). Em retomadas, a vantagem também é do Volvo: em sete medições, cinco vitórias.
Mesmo com esse desempenho, o consumo do S70 T5 não é dos mais altos. Em trechos urbanos, fez 7 km/l, e, na estrada, 11,8 km/l.
Vendido por US$ 93,8 mil, o S70 T5 tem concorrentes de peso, como Audi A6, BMW 528i e Mercedes E 240. Mas nenhum dos três alemães oferece o desempenho do carro sueco. Apenas as versões mais potentes -BMW 540i e Mercedes E 320, mais caras- nivelam-se ao S70 T5 em desempenho.

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