São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
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CARTAS

* "Lembro que a Folha já fez uma reportagem sobre a existência de lojas de autopeças que importam componentes. Gostaria do endereço de algumas dessas lojas."
Luis Ferreira (Florianópolis, SC)

Resposta
As lojas de autopeças citadas na reportagem são: Canguru, tel. (011) 6911-6272; Borghoff, tel. (011) 861-1100 e Parts & Peças, tel. (011) 821-9379.

* "Comprei um Ka 97/98, em setembro, na concessionária Eufrásio. Depois de dois dias, o excesso de reflexo interno que o retrovisor da frente apresenta começou a me incomodar. Além desse reflexo, as imagens do vidro são distorcidas e isso me causa tonturas. O consultor técnico da revenda disse que era um defeito comum do Ka e que eu deveria contatar a montadora."
Marcelo Gueller (São Paulo, SP)

Resposta
A Ford informou que o carro foi atendido pela Eufrásio, com acompanhamento de um de seus engenheiros, e entregue ao cliente em condições normais de uso.

Segundo Gueller, após duas trocas do vidro, o problema está amenizado. Ele disse que foi informado pelo engenheiro da montadora de que a distorção de imagem, que persiste, é característica da curvatura do modelo. O leitor reclama que o carro não foi projetado para pessoas altas (ele tem 1,83 m).

* "Gostaria de saber onde encontrar o protetor de farol do Gol. Quero saber ainda se existe proibição para o uso desse acessório."
José Carlos Guidini Júnior (e-mail)

Resposta
O protetor para faróis e lanternas pode ser encontrado na loja American Auto, tel. (011) 5589-3588. O uso do acessório não é proibido.

*"Comprei um Ford Versailles em dezembro. Com 2.000 km rodados, o carro apresentou defeito no câmbio. O componente foi substituído na revenda Pismel e, logo depois, começou a apresentar um barulho que vem aumentando gradativamente. A revenda alega que a montadora não tem a peça para a substituição."
Edmir Mochiuti (Maringá, PR)

Resposta
A Ford disse que contatou o cliente, que se prontificou a levar o veículo ao distribuidor Pismel, que está orientado a sanar os problemas.

O leitor disse à Folha que está agendado para amanhã o retorno à revenda. Segundo Mochiuti, a montadora já adiantou que não tem o componente para reposição e que vai abrir o câmbio e trocar as peças danificadas.

* "Tenho um Gol CL 1.6, ano 92. Aos 82.000 km, troquei o conjunto de embreagem do veículo. Depois dessa substituição, apareceu uma vibração no carro. A oficina autorizada substituiu o conjunto por um kit com balanceamento verificado pela fábrica, mas o problema persistiu. Acontece que as concessionárias querem desmontar o sistema e não dão orçamento prévio para o serviço."
João Batista Bueno Scire (e-mail)

Resposta
A Volkswagen solicita que o cliente apresente o carro ao gerente de serviços da revenda de sua preferência, que vai avaliar a questão e orientar quais são as eventuais correções. Segundo a montadora, sem uma análise técnica no veículo, não há como emitir um diagnóstico.

* "Fui informado por uma concessionária que a GM pretende lançar o Vectra CD com motor 2.2. Gostaria de saber se essa informação é verdadeira."
Mozar Costa (Juiz de Fora, MG)

Resposta
A General Motors não quer se pronunciar sobre esse assunto, mas concessionários da marca dizem que a nova versão deve ser lançada no ano que vem.

* "Soube que a Lada está retornando ao mercado e vai lançar o jipe Niva 4x4 com motor diesel. Gostaria de saber quando esse carro estará nas revendas."
Lisael de Almeida (Maceió, AL)

Resposta
A Lada informou que vai trazer o Niva 1.7 com injeção eletrônica no início de 98 e que, no momento, não vai importar a versão a diesel. Informações sobre autorizadas da marca podem ser obtidas no escritório central da importadora, tel. (011) 7929-5044.

* "Adquiri uma Parati CL 1.6 Mi, modelo 97, na revenda Canguru. Na compra, a autorizada instalou um ar-condicionado como sendo original, mas na verdade era um sistema não autorizado pela fábrica. Além disso, os botões de comando são incompatíveis. Quero saber se a VW permite a venda de produtos não originais pelas revendas e se existe garantia na instalação desse tipo de produto."
Marcio Morel de Souza (Ilha Solteira, SP)

Resposta
A Volkswagen disse que a instalação de acessórios e modificações técnicas realizadas no produto, inclusive suas consequências, não são cobertas pela garantia de fábrica e essa responsabilidade cabe à firma que instalou o equipamento.

* "Tenho um Vectra GLS que apresenta um problema. Para conseguir desembaçar o vidro, preciso sempre ligar o ar-condicionado. A concessionária não conseguiu solucionar o problema até agora."
Takeshi Waku (São Paulo, SP)

Resposta
A General Motors disse que contatou o cliente e solicitou que o carro fosse levado novamente à revenda para novas avaliações.

A Folha contou o leitor e foi informada de que a revenda tentou solucionar o problema, fazendo um isolamento no ar-condicionado, mas o problema persiste.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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