São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concessionária aposta em diferenciais

DA REPORTAGEM LOCAL

Manter um estoque elevado, prestar um serviço de qualidade e oferecer o menor preço e as melhores opções de financiamento.
Com essas diretrizes, a Projeto 1, em pouco mais de dez meses, tornou-se uma das concessionárias que mais vende carros no país.
Segundo o dono da revenda, Pacifico Paoli, entre novos e usados, as vendas alcançam 700 unidades por mês. A revenda Mais, uma das maiores do país, há dois anos no mercado, vende 800 unidades.
Paoli diz que o fato de ter sido presidente da Fiat no Brasil, de 1990 a 1995, ajudou na hora de estruturar a revenda.
"Eu conhecia todos os problemas da montadora na área de distribuição, então ataquei diretamente essas falhas", explica.
Serviço
A área de serviços, por exemplo, malquista pela maioria dos consumidores Fiat, recebeu uma atenção especial.
A oficina da Projeto 1 tem capacidade para atender até 300 carros por dia. Segundo Paoli, uma concessionária consegue lidar, em um dia, com 150 veículos.
Além disso, a concessionária fica aberta também aos sábados e domingos. Mas o maior destaque é o funcionamento da oficina todos os dias, com o mesmo horário de atendimento que o dos vendedores: até as 22h, durante a semana, e até 18h, aos sábados e domingos.
Para Paoli, não adianta oferecer uma série de diferenciais se, na hora de vender o carro, a concessionária cobrar mais caro.
Ele acredita que, se o concessionário ao lado oferecer um preço um pouco menor, o consumidor compra por lá mesmo.
"Como temos um grande estoque, conseguimos ter o melhor preço e ainda oferecer todos os carros para pronta entrega", garante o empresário.
"Nós devolvemos o dinheiro se alguém conseguir preço menor em outra concessionária", completa.
Pelo computador, os vendedores acessam todo o estoque da concessionária, agilizando o atendimento ao cliente.
Comissão do vendedor
Para melhorar o atendimento, o vendedor, além da comissão pela venda, pode receber um adicional conforme o tratamento dispensado ao comprador.
"Após a compra, o cliente responde um questionário. Se o vendedor for elogiado, ele recebe uma comissão maior", explica Paoli.
No setor de carros usados, a Projeto 1 também tem seus diferenciais. Antes de vender, são checados 150 itens no carro usado. A garantia é de até um ano. Se o cliente não gostar do carro comprado, a Projeto 1 aceita a devolução.
Playground e TV
Além disso, a cada 15 dias, é realizado um sorteio com todos os compradores de carros. O vencedor recebe o dinheiro da compra de volta. "O primeiro sortudo tinha comprado um Tempra 16V zero-quilômetro", diz Paoli.
Quem for à Projeto 1 não vai encontrar uma concessionária luxuosa. O chão, por exemplo, é de cimento e sem revestimento -antes de abrigar a revenda, o local era uma fábrica de plástico.
Porém alguns pequenos luxos facilitam a vida do cliente, como um playground para divertir as crianças enquanto os pais fecham negócio, além de uma sala de TV.

Projeto 1 - av. das Nações Unidas, 22.463, Santo Amaro (zona sul), tel. (011) 548-1233

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Dono não acredita em vendas pela Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.