São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Oposição está se aproveitando'

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal da Saúde, Massato Yokota, disse ontem à Folha que a oposição está se aproveitando de um momento crítico para levantar interesses político-eleitoreiros.
O secretário se refere, entre outras coisas, à afirmação dos vereadores Adriano Diogo e Carlos Neder (PT-SP) de que "a maternidade (Municipal de Vila Nova Cachoeirinha) está em péssimas condições porque a prefeitura quer subordiná-la ao PAS (Plano de Atendimento à Saúde)".
O presidente do Sindicato dos Médicos, José Erivalder Guimarães de Oliveira, também afirmou ontem que a maternidade está sendo sucateada. "Alguns setores estão sendo desativados por conta da subordinação ao PAS."
O secretário nega as acusações. "Eles (a oposição) estão cumprindo o papel que cabe a eles. Alguns com mais ética, outros com menos", afirma.
Yokota disse que não quer tapar o sol com a peneira. "Existe um foco infecccioso e estão sendo tomadas medidas para saná-lo. Mas a infecção não tem nenhuma correlação com a falta de recursos financeiros, que afeta todo o país."
Em relação à subordinação da maternidade ao PAS, o secretário afirmou que essa é uma decisão que vai ser tomada "em momento apropriado".
Yokota afirmou que o fechamento da UTI neonatal da maternidade não significa uma desativação definitiva.
"Tomamos essa atitude após ouvirmos especialistas. O setor deve ficar fechado por duas ou três semanas, até que todos os bebês tenham alta e após fazermos os procedimentos de desinfecção do local."
(PL)

Texto Anterior: Mais 14 bebês podem estar contaminados
Próximo Texto: Polícia vai apurar mortes de crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.