São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operador de mercado sai do Rio para ter salário melhor

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O operador de mercado financeiro Fernando Lelis, 27, mudou-se para São Paulo quando tinha 20 anos com o objetivo de conseguir um bom salário.
Transferiu o seu curso de economia da PUC do Rio para a de São Paulo e mudou da Urca (zona sul do Rio) para Pinheiros (zona sudoeste de SP).
"Sempre quis morar em outra cidade, construir meu próprio caminho."
Hoje, ele trabalha em um banco e ganha cerca de R$ 3.000. No Rio, trabalhando na mesma função, Lelis acha que seu salário não ultrapassaria os R$ 2.000.
É um operador de mercado "pleno", a fase intermediária da carreira. "Com a minha idade, acho que estou bem", afirma.
Depois de sete anos morando na cidade, o operador afirma que hoje está "totalmente adaptado".
"Demorei três anos para me sentir uma pessoa dessa cidade. No início, é difícil fazer amigos. Os paulistanos são formais, mas, quando eles abrem as portas, são muito legais."
Lelis afirma que quer voltar a morar no Rio, mas ainda pretende ficar pelo menos mais cinco anos em São Paulo. "Primeiro, quero juntar algum dinheiro", diz.
Seus planos são economizar e, em cinco anos, abrir um negócio próprio no Rio. "Os melhores bancos se mudaram para cá. Por isso, não teria sentido voltar e continuar trabalhando em um banco lá."
(LM)

Texto Anterior: SP retém migrante com mais escolaridade
Próximo Texto: Após 3 dias, desempregado quer ir embora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.