São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goodyear anuncia que deixa a F-1 em 98

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Goodyear, fabricante de pneus envolvida com a F-1 desde 1965, recordista de vitórias (361) com o modelo Eagle, anunciou ontem, nos Estados Unidos, que irá encerrar sua participação na categoria no final da próxima temporada.
William Sharp, presidente mundial para operações de suporte da empresa, foi claro ao expor os motivos da inesperada saída.
"As regras impostas pela FIA para 1998, os custos crescentes e o baixo retorno do investimento são os principais fatores responsáveis pela decisão da empresa", disse.
Traduzindo, um forte protesto contra as normas impostas pela entidade máxima do automobilismo, que decretou pneus com sulcos para a F-1 em 1998.
"Essa mudança impõe ao nosso programa de desenvolvimento um grande dispêndio na busca de novas especificações que não irão contribuir com o objetivo de melhorar nosso produto", declarou.
Os sulcos servirão para os fiscais controlarem o desgaste dos pneus durante treinos e corridas, impondo compostos mais duros e resistentes, um retrocesso em termos de tecnologia na área.
Indagada se abandonaria também outras categorias, Sharp declarou que isso não estava nos planos da empresa, o que reforça a tese de protesto contra a FIA.
Em Paris, a FIA não emitiu comentários. Mas, segundo a agência noticiosa "France Presse", funcionários da entidade tentaram minimizar o fato. "Como no caso dos fornecedores de combustíveis, fabricantes de pneus vão e voltam", teria dito um deles.
(JHM)

Com agências internacionais

Texto Anterior: Stefan Johansson quer equipe de Indy em 99; Seleção de futsal fecha o ano em Cingapura; Mulher acusa Barkley de assédio sexual; Kuerten pega Bruguera em torneio paulistano
Próximo Texto: Fabricante sofre críticas na Europa e EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.