São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barrio expõe fases em SP

Mostra, aberta hoje, reúne desenhos e registros fotográficos

LEONARDO CRUZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"A repetição é a base da cultura. A não-repetição é a criatividade." A frase, do artista plástico português radicado no Brasil Artur Barrio, está em um dos painéis que compõem a série "O Sonho do Arqueólogo", exposto ao lado de outros desenhos e registros fotográficos de Barrio a partir de hoje, na galeria São Paulo.
A mostra reúne fragmentos de várias fases da carreira do artista, incluindo fotos da época em que ele impressionou o público de Belo Horizonte, no início dos anos 70, espalhando pela cidade, de forma quase performática, trouxas contendo carne bovina em decomposição.
Há também produções mais recentes, como os desenhos expostos na Bienal Internacional de São Paulo no ano passado, que foram macerados e pisoteados pelo público e que, por isso mesmo, se transformaram em obras diferentes das apresentadas inicialmente.
"Sinto minha obra em um ponto intermediário entre a performance e a ação", diz Barrio, que no ano que vem terá o registro fotográfico de suas trouxas ensanguentadas no Moca (Museu de Arte Contemporânea) de Los Angeles (EUA).
A série "O Sonho do Arqueólogo", iniciada em 82, traz painéis feitos sobre lona e em papel-cartão, em que Barrio faz suas anotações, utilizando caneta hidrográfica vermelha, tinta branca e fotografias. Na mostra da galeria São Paulo, ainda poderão ser vistas fotos de "Experiência Nº1", exposição realizada no Rio, em 87, em que o artista montou seus trabalhos com materiais encontrados dentro da própria galeria de arte do Centro Empresarial Rio.

Mostra: Artur Barrio
Quando: hoje, às 21h (abertura); até 5/12
Onde: galeria São Paulo (r. Estados Unidos, 1.456, Jardins, tel. 011/852.8822)

Texto Anterior: Artista de NY retira pele das palavras
Próximo Texto: 'Quadrante' estréia Teatro Paulo Autran
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.