São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercados de juro e dólar projetam queda

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os mercados futuros de juros e dólar refletiram otimismo dos investidores diante da decisão do governo de começar a reduzir o juro básico já no próximo mês.
A maioria dos analistas acreditava que essa redução só viria mais tarde. Mesmo os mais otimistas, aqueles que apostavam na queda, ficaram impressionados com o tamanho da redução.
Esperavam que a TBC fosse de 3,05% para 3,00%. Ninguém esperava que a taxa fosse para 2,90%.
O mercado futuro de juro passou a projetar uma taxa mais baixa imediatamente. A taxa de um ano, que estava entre 40,5% e 41% na quarta, baixou para 38% a 39%.
Os contratos de DI com vencimento em janeiro, que projetam a taxa de dezembro, recuaram de 3,05% para 2,95%.
Também como consequência da redução da TBC, o mercado futuro de dólar acordou vendedor. Os contratos com vencimento em janeiro, que projetam o câmbio de dezembro, caíram 0,17% e fecharam a R$ 1,127.
Com isso, a projeção de desvalorização do real para dezembro, que estava em 1,7% na quarta-feira, caiu para 1,4%.
Na contramão dos demais mercados financeiros brasileiros, a Bolsa de Valores de São Paulo fechou em baixa de 1,53%.
A Bovespa também não entrou em sintonia com as Bolsas de outros países. Nova York subiu 1,32%; Londres, 1,62%; Tóquio, 2,94%; e Argentina, 1,05%.
A explicação encontrada para a queda da Bolsa foi a realização de lucros, já que desde o último dia 13 o Ibovespa já acumula valorização de 17%.
Telebrás PN caiu mais que o Ibovespa. Fechou em baixa de 2,18%, cotada a R$ 112,00. Em Nova York, após o fechamento da Bovespa, o ADR de Telebrás continuava em baixa.

Texto Anterior: Moody's mantém classificação do Brasil após crise financeira
Próximo Texto: Varig vai investir em novos Boeing 737
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.