São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube dos 13 pesquisa torcedor

ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Descobrir como propiciar a volta da torcida aos estádios e ter dados concretos para dividir justamente a verba das TVs entre os clubes.
Esses foram os principais motivos que levaram o Clube dos 13 (entidade que reúne os principais times do Brasil) a encomendar ao Ibope uma abrangente pesquisa junto aos torcedores.
Preocupados com o sumiço do público dos campos (a média deste ano até agora, 9.657 pagantes por jogo, é a menor da década), os dirigentes vão usar os resultados da enquete, que devem ser divulgados no início do ano, na elaboração dos próximos campeonatos.
A pesquisa, que tem o aval da TV Globo, vai perguntar ao torcedor qual o horário ideal para a transmissão de jogos, que time ele prefere ver na TV, entre outras coisas.
"Vamos deixar de achar e passar a saber o que o povo acha", disse o presidente do Flamengo, Kleber Leite. "Com dados concretos, poderemos dividir o bolo mais justamente", disse Jayme Franco, diretor de marketing do São Paulo.
Segundo ele, a distribuição ideal do dinheiro da TV só será possível quando o sistema pay-per-view (pagar para ver) vingar de vez.
"Aí, o time que tiver mais jogos requisitados pelo público receberá uma cota maior", afirmou.
O contrato dos clubes com as TVs é de R$ 50 milhões por ano e vai até o fim de 99. "Não iremos mais firmar contrato superiores a três anos. O mercado é emergente e poderíamos perder dinheiro", disse Franco.
(AR)

Texto Anterior: Partidas no sábado à noite não atraem os jovens
Próximo Texto: Gaviões arrisca para exibir educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.