São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manteiga "vence" margarina em estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Margarinas e gorduras vegetais podem fazer mais mal ao coração do que a manteiga, segundo estudo publicado ontem no "The New England Journal of Medicine".
Essa conclusão contradiz a idéia de que substituir a manteiga por margarina seria mais saudável.
Os cientistas descobriram que o principal ingrediente da margarina e das gorduras vegetais, a gordura hidrogenada, aumenta o risco de doenças cardíacas.
As gorduras podem ser saudáveis ou prejudiciais ao coração. Isso depende de como elas alteram a concentração no sangue de dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL.
O aumento da taxa de HDL, ou bom colesterol, protege contra doenças cardíacas, enquanto o de LDL, ou colesterol ruim, aumenta o risco dessas doenças.
A gordura hidrogenada parece aumentar o colesterol ruim e diminuir o que protege o coração. A gordura animal, ou saturada, também apresenta riscos, porém, menores. Apesar de aumentar o colesterol ruim, ela mantém alto o nível do colesterol saudável.
Algumas gorduras são obtidas por hidrogenação para poderem se conservar por mais tempo e permanecer consistentes à temperatura ambiente. Além de estar presente na margarina, elas são encontradas em bolachas e frituras.
Os autores da pesquisa, na Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, se basearam em dados sobre as condições de saúde de cerca de 80 mil enfermeiras durante 14 anos.
Nesse período, 939 dessas mulheres tiveram ataque cardíaco, fatais ou não. Com base nos dados sobre os hábitos alimentares delas, os cientistas estimaram que eliminação ou a substituição do uso desse tipo de gordura reduziria em 53% o risco de doenças cardíacas.
No entanto, especialistas advertem que os novos dados não significam que aumentar o consumo de gorduras saturadas, ou seja, de origem animal, como a da manteiga, seja uma alternativa saudável.

Texto Anterior: Para líder muçulmano, terroristas são "demônios"
Próximo Texto: Rainha promete mais atenção ao público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.