São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tata Amaral passa a avaliar filmes

NAIEF HADDAD

A partir desta edição, a cineasta Tata Amaral passa a integrar o quadro de avaliação dos filmes do Guia da Folha SP. Ela substitui a crítica de cinema Lúcia Nagib, que está na Inglaterra.
"Me sinto um pouco constrangida em avaliar outros filmes, mas espero estar ajudando a sinalizar para o que considero interessante", afirma Tata Amaral.
Depois de realizar quatro curtas-metragens, a cineasta estreou nos longas com "Um Céu de Estrelas", adaptação de um romance de Fernando Bonassi. O filme foi premiado em seis festivais, entre eles o de o de Trieste (melhor filme) e o de Biarritz (prêmio especial do júri).
No momento, Tata prepara seu próximo filme "Através das Janelas". Como "Um Céu de Estrelas", trata-se de uma tragédia com uma personagem feminina como foco narrativo. "Narra uma história de amor entre uma mãe e um filho. Um tema moderno: tem só 2.500 anos", brinca a diretora.
Suas influências se estendem de Godard ("a obra toda me provoca") a Spielberg. No cinema brasileiro, a cineasta cita Nélson Pereira dos Santos, Carlos Reichenbach e Guilherme de Almeida Prado.
(NH)

Texto Anterior: "Bent" vai além do nazismo
Próximo Texto: Gal revê 30 anos de carreira em acústico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.