São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTA

* "Peço sugestão de uma casa recuada da rua e em dois níveis. Gostaria que fossem acrescentados um jardim na parte dianteira e uma varanda."
Renato de Souza Oliveira
Belo Horizonte, MG

Resposta
A sugestão é um projeto com estrutura modular de concreto armado. Ele foi pensado para que houvesse o mínimo de paredes fixas, facilitando mudanças em caso de futuras reformas.
Como exemplo, temos na planta do pavimento térreo quase todos os espaços delimitados apenas com a disposição dos móveis.
Apenas as áreas molhadas terão seus espaços em locais fixos, isso devido à necessidade dos encanamentos de água.
Para os dormitórios, os armários servirão como paredes de vedação. Cada espaço poderá ser ampliado ou reduzido apenas com a movimentação desses móveis.
Toda a casa estará voltada para a face leste do terreno, lugar onde nasce o sol, ponto ideal para o conforto térmico dos ambientes.
A parte frontal será uma área coberta, utilizada como garagem. A área ao lado direito e também nos fundos será reservada ao jardim.
Como piso da área interna foram pensadas mantas emborrachadas, que são térmicas, laváveis e de fácil aplicação.

Sérgio Tanaka, 27, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Texto Anterior: Mercado aposta na retomada
Próximo Texto: Mercado disputado busca diferencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.