São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pêra adocicada

RITA LOBO

Receita, tirada de programa de TV, explica como caramelizar a fruta
Quando o assunto é comida na TV, logo pensamos naqueles programas de culinária bem tradicionais, onde um chef ou uma dona-de-casa preparam receitas que aparecem escritas na tela.
Com os canais a cabo, surgiram outros formatos de programa, onde nem sempre as receitas são o prato principal. O melhor exemplo disso é o programa de Burt Wolf, "O Sabor de Viajar", exibido pela Travel Channel. A cada programa fala de um um novo local, seus hábitos alimentares, ingredientes típicos, cozinheiros nativos e várias receitas, sem medidas escritas. É perfeito para quem gosta de comer e sabe cozinhar.
Nos canais abertos, o que conta é o talento -e técnica culinária- dos apresentadores. Dentro desse critério, o programa de Luiz Sintra (Rede Mulher) leva vantagem sobre todos os outros. Se, além de assistir TV, você quiser aprender alguma coisa de cozinha, esse é o único programa brasileiro que realmente ensina algo aos telespectadores, além das ótimas receitas, como essas pêras caramelizadas.

Pêras Caramelizadas
serve seis pessoas

Para o caramelo:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinagre branco
uma pitada de pimenta do reino
1 colher (sopa) de manteiga
água

Para as pêras:
4 pêras firmes
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga

Para a montagem:
Sorvete de creme ou mascarpone
1 xícara de amêndoas torradas, cortadas em lâminas

Modo de fazer
Caramelize o açúcar sem deixar queimar. Coloque o vinagre aos poucos e mexa bem entre uma adição e outra. Acrescente a pimenta e continue com o caramelo no fogo por alguns minutos para reduzir um pouco. Por último, acrescente a manteiga, misture bem e retire do fogo
Corte as pêras em metades e retire os cabinhos e caroços. Corte as metades em quatro fatias e passe-as no açúcar. Em uma frigideira (de preferência antiaderente) doure as fatias de pêra na manteiga.
Sirva em pratos individuais, colocando cinco fatias por prato (faça um leque, ou monte formando escamas ou ainda uma estrela), regue com o caramelo e coloque uma bola de sorvete. Por último, coloque as lâminas de amêndoas.

Dicas quentes
* Para deixar a receita um pouco mais sofisticada do que esta sobremesa de hoje, troque o sorvete por queijo gorgonzola, par perfeito da pêra.
* Para fazer a imortal sobremesa Belle Hélène ou Poire Hélène, sirva a pêra com calda de chocolate quente e sorvete de creme.

Texto Anterior: Banho de perfume
Próximo Texto: Gosto de cereja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.