São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
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facilitando a vida do motorista

MARIANA SGARIONI

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) parece mesmo disposto a acabar com a burocracia e as intermináveis filas de atendimento. O órgão está implantando alguns avanços tecnológicos e medidas simples que podem ser um primeiro passo para dispensar o despachante.
Estava prevista para quinta-feira passada, dia 20, a instalação de um sistema de painéis eletrônicos no saguão principal, junto ao balcão de informações.
"Os painéis vão mostrar informações institucionais básicas, como o preço do licenciamento de um carro. Antigamente, muitos usuários ficavam na fila apenas para conseguir esse tipo de informação", diz Bento da Cunha Jr., assessor da diretoria do Detran. Os painéis serão usados também para a chamada de senhas, em épocas de maior movimento.
A professora Maria Cristina Santos, 47, conta que, na semana passada, chegou a ficar quase uma hora na fila do balcão só para saber qual o telefone de consultas de multas. "Espero mesmo que essa mudança seja para valer", reclama.
Quem tiver dúvidas mais complexas poderá contar com a ajuda de atendentes treinados, que, por meio de computadores, passarão respostas e soluções por escrito. "A intenção, a longo prazo, é dar ao usuário a opção de dispensar o despachante", diz Cunha Jr.
O Detran também começou a distribuir aos usuários plantas baixas do prédio, localizando todos os setores do órgão. "Estamos tentando implantar uma nova filosofia, em que o usuário possa chegar com os seus documentos e ser atendido de uma vez só, sem filas e com menos burocracia", conta o assessor.
Cultura
Além dos novos serviços, o Detran está inaugurando também um espaço cultural para exposições, com uma área total de 600 m2.
Nos próximos 15 dias, o espaço apresentará uma mostra fotográfica do jornalista Nelson Iolio, que acompanha a história do prédio desde sua fundação, em 1954.
Segundo Cunha Jr., o espaço é uma das marcas do "Projeto Detran 2.000". "O projeto tem a meta de entrar no próximo século com mais qualidade e agilidade para quem precisa dos nossos serviços."
Perguntas e respostas mais frequentes:
1. Como descobrir se fui multado?
O Detran oferece o serviço de informação gratuitamente no balcão. Você também pode ligar para o Disque-Detran ou para o Disque-Multas.
2. Quais os documentos necessários para licenciar meu carro?
Leve ao Detran o recibo da taxa obrigatória, o documento original do licenciamento anterior, o seguro obrigatório pago, o certificado de registro do veículo (documento de transferência) e o comprovante do IPVA do ano e do ano anterior. Não se esqueça de saber antes se seu carro tem alguma multa sem pagar.
3. Qual o valor da taxa obrigatória?
R$ 7,93, que pode ser pago em qualquer banco com uma guia do Detran.
4. Qual o valor do seguro obrigatório?
R$ 37,66 para veículos usados. Para os novos, o valor vai depender do mês, já que o seguro é anual.
5. Como recorrer de uma multa?
Leve ao Detran um requerimento de próprio punho com sua defesa, uma cópia do RG e a notificação original da multa. Lembre-se de verificar qual foi o órgão que expediu sua multa, pois o Detran só recorre das multas despachadas por fiscais da prefeitura ou dele mesmo.

Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera, região sudoeste. Tel. 889-3141. Detran-Informa. Tel. 1514. Disque-Multas Tel. 816-5277. Disque-Detran. Tel. 900-0160 (também informa as multas e é cobrada taxa por minuto de ligação).

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