São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão ganha seu 1º banco de dados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira apresentou na última terça-feira a sua primeira coletânea de depoimentos históricos. Os primeiros entrevistados são Blota Junior, Murillo Antunes Alves, Vida Alves, Maurício Loureiro Gama, Tatiana Belinky e Walter Forster (morto em 1996).
Os depoimentos fazem parte do Banco de Dados do Museu-Memorial da Televisão, que visa preservar a memória da televisão brasileira.
O museu é um projeto da Associação dos Pioneiros da TV, criada em 21 de agosto de 95 por artistas como Carlos Alberto da Nóbrega e Vida Alves.
No lançamento do banco de dados, os pioneiros criticaram a atual fase da TV. "Tem muita violência", disse Vida Alves, presidente da associação e famosa por ter dado o primeiro beijo da TV brasileira.
Para a escritora de livros infantis Tatiana Belinky, até as telenovelas eram melhores. "Hoje em dia só o 'Castelo Rá-Tim-Bum', da TV Cultura, é bom."
Além das críticas, os artistas lembraram curiosidades sobre começo das transmissões, na década de 50, pela TV Tupi.
"Uma mulher me reconheceu na rua e me deu uma aula de telejornalismo, que ela havia aprendido nos Estados Unidos", disse Maurício Loureiro Gama, considerado o primeiro âncora do Brasil.
Os depoimentos do banco de dados, gravados em vídeo, duram cerca de uma hora e meia. Os entrevistados contam como conseguiram o primeiro emprego na televisão e detalham suas carreiras. Falam sobre a tecnologia usada na época e sobre as pessoas que começaram a televisão no Brasil, tentando vencer a concorrência com o rádio. Também há curiosidades e "fofocas" sobre os artistas famosos da época.
As próximas entrevistas para a formação do banco de dados serão com Hebe Camargo, Lima Duarte, Yara Lins, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho e Enéas Machado de Assis.
A associação fará parte do site do Museu da Pessoa na Internet (www.mu seumpessoa.com), mas não tem data para entrar na rede.

Texto Anterior: 'Documento Especial' volta dia 1º
Próximo Texto: "Site do Gugu" traz pôster virtual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.