São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sommelier do Fasano vence concurso

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Manuel Beato, do restaurante Fasano de São Paulo, venceu o 3º Concurso Nacional de Sommeliers (profissionais encarregados do serviço de vinhos num restaurante) organizado pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).
Concorreram com ele os outros vencedores das etapas estaduais do certame: Juscelino Pereira, do Gero (outro reduto paulistano da família Fasano), Glicerio Marcos Jacinto de Lima, do Locanda della Mimosa, e José Walmir Pereira, do Lynx, dois restaurantes do Rio, além de João de Souza (da casa carioca Grill One), selecionado para a final num teste escrito.
A prova, realizada no último sábado, no restaurante Le Coq Hardy, teve duas fases (a serem encerradas num total de 30 minutos).
Na primeira, os participantes tiveram que descrever três amostras de vinho, identificar as variedades de uva, a sua origem e potencial de evolução. Na segunda, dedicada ao serviço, deviam aconselhar dois convidados na escolha dos vinhos para um determinado menu, servindo-os a seguir.
Beato conquistou o pódio (principalmente) pela sua performance na degustação, uma etapa difícil, na qual talvez o nervosismo de enfrentar um trio de enólogos tenha levado alguns dos finalistas a descrever os vinhos de maneira contraditória (analisando uma amostra como sendo ao mesmo tempo túrbida e límpida, por exemplo) ou pouco elucidativa.
O sommelier do Fasano foi o único a identificar corretamente duas das amostras (um Riesling alemão e um Banyuls, vinho doce do sul da França), derrapando apenas com o Chinon (tinto francês da região do Loire).
Teve, porém, atuação mais discreta durante a segunda parte, quando, ao atender um casal, teve que mostrar as suas habilidades em quesitos como administração do tempo, posicionamento com respeito ao público e a própria execução do serviço, que incluiu abertura de uma garrafa e decantação.
Lima, do Locanda, foi o segundo colocado. Junto com o título, Beato ganhou o direito de representar o Brasil no concurso mundial que será realizado em 98, em Viena, onde medirá forças com os melhores sommeliers do planeta.

Texto Anterior: CD revela Nepomuceno
Próximo Texto: Privatização pode trazer problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.