São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

60% dos brasileiros estão parados

DA REDAÇÃO

Praticar atividades físicas ainda não é um hábito para a maioria dos brasileiros. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que 60% dos entrevistados não pratica nenhum tipo de exercício físico.
Falta de tempo e excesso de trabalho são os motivos dados por 65% para não se exercitar.
O hábito de fazer atividades físicas é maior entre os homens -50%. Das entrevistadas, 70% declararam não ter nenhuma atividade física. Entre os que se exercitam, o futebol é a atividade preferida por 29% dos homens, e caminhada, por 17% das mulheres.
O índice dos que praticam exercícios eleva-se à medida que sobem a escolarização e a renda. Exercitar-se é um hábito para 62% dos que tem formação superior e para 57% das pessoas que têm renda familiar mensal superior a 20 salários mínimos.
Em relação à idade, o índice dos que não praticam nenhuma atividade aumenta de acordo com idade. O mais alto -66%- registra-se entre os que têm de 45 a 60 anos. O hábito de se exercitar, por sua vez, é maior entre os jovens. Das pessoas de 18 a 24 anos, 46% praticam alguma atividade.
A aparência e o condicionamento físico são as principais preocupações de quem pratica atividades físicas. Declararam se exercitar para emagrecer, manter a forma ou adquirir preparo físico 53% deles. Essa preocupação é maior entre as mulheres -59%- do que entre os homens -49% O segundo motivo mais importante pelo qual as pessoas se exercitam é por que julgam que faz bem à saúde -36%. Tal motivo torna-se mais importante à medida que aumenta a idade. Alegam esse motivo 41% dos que têm entre 45 e 60 anos de idade.
O brasileiro se diz satisfeito com sua aparência e seu peso. Principalmente o homem -66% se consideram satisfeitos com a aparência e 59% com o peso. Entre as mulheres a satisfação é menor: 60%, com a aparência e 43%, com o peso.

A pesquisa Datafolha é um levantamento com sorteio aleatório dos entrevistados. Foram ouvidas 2.054 pessoas, entre 18 e 60 anos, em 98 municípios do país, no dia 10 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Texto Anterior: Jogador profissional não é modelo de saúde perfeita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.