São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formiga pode espalhar bactéria

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 2% das infecções hospitalares ocorridas em São Paulo são transmitidas por formigas, segundo estimativa do ex-professor de microbiologia da Universidade de São Paulo Antônio Lázaro.
Ele cita estudos realizados nos últimos anos (em três hospitais do Estado) que mostram que a maior parte das formigas foi encontrada nos berçários -41,9%. As unidades de terapia intensiva estão logo atrás, com 41,7%.
Já as formigas comprovadamente infectadas foram encontradas em maior número nas áreas de ortopedia dos hospitais -100% dos insetos estavam contaminados.
"As formigas entram em contato com as fezes humanas, nos banheiros dos hospitais, e repassam as bactérias para outras alas", explica Lázaro. Segundo ele, o problema é mais grave em berçários com pacientes de alto risco, pois os bebês não possuem mecanismos eficazes de proteção.
A Secretaria Municipal da Saúde ainda não descobriu a causa da disseminação das bactérias nos dois hospitais da prefeitura onde foi constatada contaminação.

Texto Anterior: Secretaria não quer mudança
Próximo Texto: "Cozida a vapor"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.