São Paulo, quarta-feira, 3 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo cria comunidades virtuais na rede mundial

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ao invés de contribuir para a violência entre pessoas, com suas imagens tétricas, "Quake" está unindo jogadores de todo o mundo pela Internet, com a formação de times organizados e com campeonatos de todo tipo.
Para os jogadores mais experientes de "Quake", o desafio do jogo off line não se compara à interação com outras pessoas nos ambientes virtuais, planejados para combates com mais de 20 jogadores.
Esses ambientes são extensões do game original -há, por exemplo, o "Team Fortress". Neles, os jogadores formam grupos -como em um jogo de paintball- cada um tem que roubar a bandeira do campo alheio, envolvendo muito planejamento e estratégia.
Essas equipes, chamadas de clãs, vêm criando federações nacionais e rankings dos melhores times.
Para jogar on line é preciso entrar no menu Multiplayer do jogo, digitar o endereço TCP/IP do seu servidor "Quake" (quake.uol. com.br, por exemplo) e entrar para uma disputa mano a mano.
Há ainda programas que otimizam a jogabilidade pela rede ("Quake World", por exemplo) e uma infinidade de conversões -arquivos que podem mudar tudo no jogo, como roupas e armas, e até acrescentar fases.
Para obter informações sobre a participação em jogos na rede ou sobre arquivos para aditivar o "Quake", veja os sites http://qw.quakenet.com.br, www.virtualand.net/warlock e www.quake.com.br.

Texto Anterior: Monstros ficam mais espertos
Próximo Texto: Dinossauros e robôs se misturam no pinball
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.