São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pagamento é feito após serviço

RODRIGO VERGARA; LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O pagamento dos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) somente é feito pelo governo federal após a prestação do serviço pela unidade de saúde.
Em geral, o pagamento ocorre dois meses depois do serviço. Uma internação feita em maio, por exemplo, costuma ser paga em agosto.
Para cada procedimento (internações, consultas etc.), o hospital emite uma guia. Há, no entanto, um limite para emissão dessas guias que é previsto no contrato. Esse limite é chamado de teto do contrato.
Quando o mês acaba, o hospital envia todas as suas guias para a secretaria da Saúde.
Se o valor total das guias excede o teto definido para o Estado pelo ministério -no caso de São Paulo, é hoje de R$ 158 milhões- a própria secretaria devolve as guias a mais para os hospitais.
Até junho, essas guias devolvidas eram incluídas no faturamento de outro mês em que houvesse folga. Mas o ministério proibiu esse procedimento.
Depois dessa seleção, a secretaria reúne todas as guias de todos os hospitais conveniados do Estado e forma um relatório chamado de "fita". Essa fita é então mandada pelas secretarias para o Ministério da Saúde, que tem um prazo de 30 dias para fazer o pagamento.
O ministério, no entanto, também faz uma triagem, para evitar fraudes, onde analisa, por exemplo, o tempo de internação para determinadas doenças. Débitos ou créditos das unidades de saúde também são considerados.
Depois da triagem, o ministério faz o pagamento dos hospitais.
É baseado no atraso desse pagamento que os hospitais conveniados podem romper (ou "denunciar", na linguagem técnica) o contrato.
(RV e LM)

Texto Anterior: Sindicato quer ampliar descredenciamento
Próximo Texto: PUC divulga relação de candidato/vaga de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.