São Paulo, quinta-feira, 4 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenspan dá apoio ao Fundo

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

Greenspan dá apoio ao órgão
A principal função do Fundo Monetário Internacional (FMI) no momento é inspecionar e auxiliar na resolução dos problemas do sistema bancário dos países em desenvolvimento, segundo a opinião de Alan Greenspan, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Greenspan discursou anteontem à noite durante encontro no Clube Econômico de Nova York. Para o presidente do Fed, os países que estão atravessando dificuldades financeiras devem parar de culpar a competição externa pelos problemas e aceitar a ajuda do FMI.
"Muitos países não possuem reservas suficientes para aguentar a situação por muito tempo." Segundo o presidente do Fed, mesmo os países desenvolvido e que possuem reservas altas -como o Japão- devem ficar alertas.
"O fato de ter reservas não é garantia de que o país não vai sofrer com os possíveis efeitos de uma crise global."
Sobre a situação específica dos asiáticos, Greenspan diz que o FMI iniciou seu plano de ajuda com meses de atraso.
Para ele, porém, a atual situação servirá para que os países asiáticos desenvolvam um novo sistema bancário. "Essas mudanças já deveriam ter sido feitas há muito tempo. Isso teria evitado boa parte dos problemas atuais."
Os governos dos países asiáticos levaram tempo demais para descobrir os efeitos negativos do excesso de abertura e globalização de seus sistemas financeiros, ainda de acordo com Alan Greenspan.
"Eles só estão reconhecendo agora a natureza imperdoável do mercado global", disse.
Ele negou que estaria fazendo pressão pessoal junto aos presidentes dos países asiáticos para a criação de uma política fiscal mais agressiva, conforme tem sido noticiado na imprensa dos EUA.

Texto Anterior: Coréia e FMI fecham acordo de US$ 55 bi
Próximo Texto: Moedas da Ásia têm nova queda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.