São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Bíblia verde; Amarrando a proposta; Lobby do leito; Fuga estratégica; Fio desencapado; Rusga pefelista; Horas de tensão; Monarca nas alturas; Quinta-feira inoportuna; Emenda ao soneto; A conferir; Tentativa de poesia; Culto à personalidade; Objeto do desejo

Bíblia verde
A comissão especial da Câmara que consolida leis acaba de concluir um projeto de Código do Meio Ambiente. Reuniu toda a legislação ambiental em um diploma com quase 400 artigos. É a 1ª proposta do gênero no país.

Amarrando a proposta
Michel Temer (PMDB-SP) encaminhou ao ministro Gustavo Krause (Meio Ambiente) a proposta de código ambiental da Câmara. O presidente da Casa quer ouvir o governo e ONGs para levar o projeto ao plenário.

Lobby do leito
Do hospital, Sérgio Motta (Comunicações) telefonou pelo menos duas vezes para o presidente da Comissão de Orçamento, Ney Suassuna. A fim de pressionar pela inclusão de verba de R$ 25,5 mi para pagamento de consultoria a empresas estrangeiras.

Fuga estratégica
Assessores de ACM tentaram capturar Covas anteontem nos corredores do Congresso para uma conversa com o presidente do Senado. O governador escapou, alegando que era esperado para uma reunião do PSDB. Era verdade, mas ele tinha tempo.

Fio desencapado
O ministro Eliseu Padilha (Transportes) cobrou esclarecimento do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagens) sobre as distorções apontadas pelo Banco Mundial em licitações para a construção de rodovias na região Norte.

Rusga pefelista
Os líderes Luís Eduardo (governo) e Inocêncio Oliveira (PFL) discutiram asperamente anteontem. O primeiro criticou o segundo, que tentou quebrar acordo do qual participara para adiar a votação da união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Horas de tensão
Luís Eduardo também se desentendeu anteontem com Ronaldo Cezar Coelho (PSDB-RJ). Ameaçou tirar o tucano da vice-liderança do governo, dizendo que ele não podia votar contra o encaminhamento do líder no projeto sobre cartórios.

Monarca nas alturas
Os tucanos faziam piada ontem com o fato de FHC ter sido comparado a Júlio César, imperador romano. Diziam que a comitiva presidencial voltou da Inglaterra em dois aviões. Um deles fretado excepcionalmente para trazer o ego do presidente.

Quinta-feira inoportuna
Outra maldade que circulava ontem: Lula escolheu com genialidade digna de marketeiros o dia para lançar sua candidatura ao Planalto. Na Inglaterra, FHC estava sendo comparado a Júlio César. Na França, ocorria o sorteio dos grupos da Copa de 98.

Emenda ao soneto
O deputado José Jorge tenta consertar frase sobre o grupo Afro-Liberal do PFL. "É só gente de nível. Não tem popular", dissera. Argumenta que, quando se referiu ao grupo, "foi quanto ao seu excelente nível intelectual e não quanto ao financeiro".

A conferir
O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Nélson Lins d'Albuquerque, diz que a assinatura de protocolo com os países do Mercosul não significará perda de direitos para o consumidor brasileiro.

Tentativa de poesia
Aproveitando elogios do PT a Emília Fernandes (PDT), Cunha Lima (PMDB) fez versos para a senadora: "Eu acertei no que disse/ Quando o seu nome pra vice/ Eu sugeri certa vez/ Agora vem Zé Dirceu/ A repetir o que eu/ Dissera há mais de um mês".

Culto à personalidade
Novo reitor da USP, Jacques Marcovitch está afinado com a máquina do campus, fechado à população de São Paulo nos finais de semana. A última edição do "Jornal da USP" tem apenas cinco fotos dele na capa.

Objeto do desejo
Esperidião Amin (PPB) encaminhou requerimento a Everardo Maciel: "Queremos Maria Helena". Trata-se de uma lancha apreendida pela Receita que o Estado de Santa Catarina quer usar para fiscalizar sua costa.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do deputado federal Paulo Bornhausen (PFL-SC), fazendo alusão a ataques de tubarão a surfistas, em novo lance da guerra entre o Sul e o Nordeste para atrair turistas:
- Troque os tubarões pelas sereias. Venha passar o verão em Santa Catarina.

Próximo Texto: O que é isso, companheiro?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.