São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão não faz exame de Aids há 1 mês

Secretaria alega falta de kits

LUCIANA FINAZZI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Os exames de Aids na rede pública de Ribeirão Preto (319 km de São Paulo) estão interrompidos há 32 dias. A cidade tem a segunda maior incidência de pessoas contaminadas do Estado.
Há 700 pessoas esperando os resultados dos testes na cidade.
Os exames gratuitos são feitos pelo Coas (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), no pronto-socorro central.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o motivo da suspensão dos testes é a falta de um kit sorológico, que é repassado pelo Estado.
Para constatar o vírus da Aids, o exame deve ser feito duas vezes com testes de fabricantes diferentes. Um dos kits é fornecido pelo Estado e o outro, pela prefeitura.
Segundo o diretor do Instituto Adolfo Lutz -que envia os kits para todo o Estado-, Cristiano Marques, a falta de material para os testes aconteceu devido à grande procura pelos exames de Aids na rede pública.
O Coas faz, em média, 15 testes por dia em Ribeirão Preto, dos quais 10% dão resultado positivo.
Segundo o presidente do Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids), Marcelo Barros Fernandes, a ausência do teste na rede pública pode deixar a doença fora de controle na cidade.
O diretor do Adolfo Lutz afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde comprou, em esquema de emergência, 104 mil testes que serão enviados para todo o Estado, inclusive para a região de Ribeirão Preto.
Apesar da falta do kit para exame no Coas, os testes de Aids são feitos normalmente no Hemocentro do Hospital das Clínicas no ato da doação de sangue, segundo o coordenador estadual da campanha DST-Aids, Artur Kalichman.

Texto Anterior: Iniciativa privada da BA atua na rede pública
Próximo Texto: Empresa é proibida de sobrevoar cataratas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.