São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo descarta câmara setorial

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo federal vai deixar a discussão sobre uma possível solução para o desemprego nas mãos de empresários e trabalhadores.
O ministro do Trabalho, Paulo Paiva, descarta a retomada das câmaras setoriais para discutir formas de manutenção dos níveis de emprego na indústria.
"As câmaras setoriais não serão retomadas; não é por aí que vamos avançar na questão", declarou Paiva ao participar ontem, em São Paulo, de um seminário empresarial.
Para o ministro, a melhor alternativa para evitar cortes nas indústrias é a redução da jornada de trabalho e dos salários, desde que seja mantido o valor pago por hora de trabalho.
O governo não reativará as câmaras setoriais, segundo o ministro, porque "o seu papel é o de garantir a moeda e comprometer isso em troca de emprego é ingenuidade".
Alternativas como aumento do seguro-desemprego e elevação do pagamento pela hora extra estão descartadas pelo governo.
"Desde setembro estamos observando que a produção industrial está acima dos níveis de consumo e que ajustes seriam feitos no final do ano".

Texto Anterior: Volks quer reduzir margem de revenda
Próximo Texto: Produção foi demais, afirma FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.