São Paulo, sábado, 6 de dezembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Virtuose cubano faz trabalho imperdível
JOSÉ CARLOS PRANDINI
Na verdade, desde os anos 80, o seu trabalho jazzístico incorpora, juntamente com o excepcional trompetista brasileiro Cláudio Roditi, muita música brasileira e música cubana. Trilhando as mesmas tendências mercadológicas de outros importantes músicos de jazz americanos, como Winton e Branford Marsalis, Paquito tem alternado trabalhos jazzísticos ricos em improvisação com a execução de obras eruditas. Em "Chamber Music from the South", impecavelmente produzido pelo selo brasileiro Mix House, Paquito faz um passeio pela quase desconhecida música de câmara da América do Sul, da Argentina à sua Cuba natal, com grande destaque para Villa-Lobos e Oswaldo Lacerda. Quem já conhecia o seu som "rasgado" de clarineta nos chorinhos brasileiros e outros ritmos latinos, vai se surpreender com o timbre escuro e delicado desse disco, tão cultuado pelos clarinetistas eruditos. Em "Danzas Cubanas", do compositor cubano Ignacio Cervantes, o ouvinte vai se surpreender com o estilo quase "nazarethiano" de diversos trechos, demonstrando a inequívoca convergência nas origens das músicas nos países sul-americanos. Eruditamente rigoroso na interpretação, como na "Sonata para Clarineta e Piano", do argentino Carlos Guastavino, Paquito D'Rivera é "caliente" como sempre em suas próprias composições, as singelas "Danzón", "Lecuonerias" e "Vals Venezolano", em que podemos reconhecer elementos harmônicos e rítmicos de toda a música latina, incluindo a brasileira. Um trabalho imperdível, que resgata valores regionais importantíssimos nesse mundo de mesmice globalizada. Texto Anterior: Paquito D'Rivera debuta na música de câmara Próximo Texto: Bienal surpreende pela diversidade das obras Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |