São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Férias chegam às empresas do Nordeste

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O número de empresas de Pernambuco que resolveram dar férias coletivas aos seus funcionários praticamente duplicou em comparação ao verificado no ano passado, nessa mesma época.
Até ontem, 250 empresas já haviam comunicado à DRT (Delegacia Regional do Trabalho) que iriam colocar os funcionários em férias coletivas. No ano passado foram 132 empresas.
O total de trabalhadores atingidos pela medida é estimado em 15 mil.
"As férias coletivas são um mecanismo que normalmente precede a demissão em larga escala", disse o presidente da CUT-PE, Jorge Perez.
Para o economista Adalberto Arruda, consultor de empresas, "o que está acontecendo é a adoção de medidas de precaução das empresas por conta do pacote do governo federal".
Na opinião da delegada regional do Trabalho, Inez Avelar, a medida "não deixa de ser um sinal de crise", mas não é "um indicador automático de que significará demissão em massa".
"Em períodos posteriores a mudanças econômicas, as empresas tendem a se retrair, para ver o que acontece", disse ela.
Segundo a DRT, pouco mais de 90% das empresas que estão dando férias coletivas são da indústria.
Algumas delas têm produções direcionadas para o setor automobilístico, como a Motogear (que fabrica engrenagem para motos) e a TCA (de componentes automotivos).
A indústria de Pernambuco está entre as poucas que tiveram aumento de emprego no período de janeiro a outubro, segundo indicadores levantados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgados anteontem.
Enquanto a taxa média nacional de emprego na indústria caiu 3,77%, a de Pernambuco cresceu 1,01%, sendo superada apenas pela da Bahia (2,28%).

Texto Anterior: Mário Covas apoia acordo da Força
Próximo Texto: ABC ganha fábrica da Land Rover
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.