São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mário Covas apoia acordo da Força

Sindicalistas se reuniram com governador

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e o Sindipeças (entidade que reúne os fabricantes de autopeças), para redução de jornada de trabalho e de salários, foi considerado positivo pelo governador Mário Covas.
Ontem, o governador recebeu o presidente da Força Sindical, Luiz Antônio de Medeiros, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, que apresentaram o acordo a Covas.
Na avaliação do governo de São Paulo, o motivo principal das demissões é a política de juros altos do governo federal e qualquer iniciativa para manter o emprego é bem recebida.
Mário Covas descartou qualquer tipo de intervenção nas negociações entre sindicatos e empresas e se limitará a informar Brasília sobre a situação no Estado e sobre a necessidade da queda dos juros para a manutenção do emprego.
O secretário do Emprego e de Relações do Trabalho do governo estadual, Walter Barelli, espera que até o final do mês o governo federal sinalize que os juros irão cair.
Os sindicalistas também levaram ao governador reclamação sobre a liberação dos recursos do Proger (Programa de Geração de Empregos e Renda), que financia a juros baixos projetos para criação de postos de trabalho.
Segundo Medeiros, de 15 mil propostas submetidas ao Banco do Brasil -agente dos recursos-, somente poucas foram aceitas.
Os sindicalistas propuseram ao governador que a Nossa Caixa-Nosso Banco passasse a ser o agente dos recursos, de forma a agilizar o repasse.
O secretário Barelli endossou a proposta e irá discutí-la com o Ministério da Fazenda.

Texto Anterior: Fábrica do RS demite 800
Próximo Texto: Férias chegam às empresas do Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.